Monday, March 2, 2009

Língua Inglesa - onde tudo começou

Poderíamos comparar o idioma inglês a uma colcha feita de retalhos de tecidos de origens mais diversas


Origem: através dos dialetos germânicos falados pelos anglos e pelos saxões

A história - dividida em 3 períodos

Old English (500 - 1100 A.D.): vários dialetos das línguas indo-européias tornam-se grupos de línguas distintos, sendo um desses o celta; os dialetos celtas eram funcionais e com o cristianismo em 432 A.D. o vocabulário greco-latino expandiu a linguagem dos conceitos abstratos.

Middle English (1100 - 1500 A.D.): a batalha de Hastings em 1066 alterou o rumo da língua inglesa e por 300 anos a língua usada pela aristocracia na Inglaterra foi o francês; Middle English caracterizou-se pela gradual perda de declinações, pela neutralização e perda de vogais em final de palavras e pela influência do GREAT VOWEL SHIFT.





****** Até o século XV o som das vogais era bastante semelhante as demais línguas ocidentais, inclusive o português.





Modern English (1500 - hoje): representou o período de padronização da língua; a estrutura gramatical incorporou conceitos das línguas latinas; o idioma escrito quase não sofreu alterações, enquanto sua pronúncia (influenciada pelo GREAT VOWEL SHIFT) não acompanhou as reformas ortográficas.


Séculos XVI e XVII: incorporação do verbo auxiliar DO


Shakespeare na história

Shakespeare representou uma forte influência no desenvolvimento de uma linguagem literária, ele transformou substantivos em verbos, verbos em adjetivos, bem como a livre adição de prefixos e sufixos.

Legal, né?
=/

Inglês Americano x Inglês britânico

O contato com a realidade de um novo ambiente com culturas indígenas nativas e com o espanhol provocou o desenvolvimento de vocabulário diverso do inglês britânico.



Fonte: http://www.sk.com.br/sk-enhis.html acessado em Jan/2009

0 comments: